Calmar

O Projeto / História

História

Tudo começou há uns anos, quando descobrimos a praia da Samoqueira e a zona de Porto Covo, com as suas magnificas praias de água azul turquesa, e toda esta região que tanto tem para nos oferecer.

A paisagem das praias, albufeiras e respetivos campos de trigo com muitos sobreiros e oliveiras; aldeias tranquilas onde as pessoas conversam; o incrível Parque Natural da Costa Vicentina, que se desenvolve por uma longa extensão; e, ao fundo, o estalar dos bicos das cegonhas que fazem ninhos no alto das árvores, as vacas e ovelhas a pastar nos prados…

Após alguns anos de planeamento, finalmente lançámos o nosso projeto de construção sustentável da Casa Calmar com base no desenho tradicional das casas tipicas de agricultores e de pescadores locais. Desenhos clássicos, telhados de telha de canudo, muita madeira. Os quartos e as salas abrem-se para os campos e prados coloridos de Porto Covo.

A atmosfera nas casas de banho é serena e as piscinas e os chuveiros exteriores permitem-lhe desfrutar do ambiente natural. Sem luxo, mas com a garantia da simplicidade e do respeito pela arquitetura local que estão no centro deste projeto, para que as nossas habitações se encaixem perfeitamente na natureza.

Cada uma das nossas casas é um projeto fascinante em si, pois elas adaptam-se às estações do ano, proporcionando aconchego e união no inverno e frescura e tranquilidade no verão. Inspirados no nosso estilo de vida e nas nossas viagens, fazemos do bem-estar dos nossos hóspedes a nossa principal prioridade, para que cada pessoa se encaixe confortavelmente e se sinta completamente em casa. É a pensar nisso que estamos sempre à disposição para compartilhar o nosso conhecimento com os nossos hóspedes e oferecer as recomendações necessárias para que possam aproveitar da melhor forma a sua estadia.

Projeto

A Casa Calmar foi concebida e reconstruída sobre uma ruina com vista a ser um boutique hotel para ser usado em todas as estações do ano, utilizando práticas sustentáveis. É composta por três casas independentes (Cabana, Casa do Alpendre e Casa do Pátio) formando um refúgio tranquilo face à natureza do campo em Porto Covo. Cada uma destas casas tem piscina privativa de água aquecida, e está rodeada de um jardim paisagístico com espécies autóctones, no qual se destacam o sobreiro e as oliveiras. No horizonte pode observar-se o mar, as dunas, e os prados selvagens onde pastam vacas e ovelhas.

Grande parte dos materiais usados para construir a Casa Calmar foram reaproveitados da antiga casa rural, destacando-se a pedra da soleira da porta da entrada e as telhas de canudo centenárias, ainda feitas à mão pelo antigo oleiro da Samoqueira. As casas, abertas à natureza, são feitas de alvenaria tradicional, telhas de barro, betão afagado e tetos de madeira local. A arquitectura e decoração interior são simples e acolhedoras mantendo o espírito das casas de campo alentejanas. Os clássicos da cultura portuguesa estão em destaque, como a olaria e a cestaria.

A Casa Calmar é amiga do ambiente! Valorizamos a sustentabilidade, por isso usamos bombas de calor de forma a transformar a energia térmica em calor, tornando assim as casas bastante eficientes energeticamente. A água da chuva é armazenada e reutilizada nas regas dos espaços exteriores e as as águas residuais são tratadas.

Os quartos, todos com casa de banho privativa, e as respetivas salas, são soalheiros, confortáveis e abertos para o exterior: um verdadeiro convite ao relaxamento e ao bem-estar graças aos seus amplos terraços individuais. Nas casas do Alpendre e do Pátio foi instalada uma cobertura superior para apreciar o magnífico pôr-do-sol sobre o oceano Atlântico, ou simplesmente para ler um livro. Na Cabana foi colocada uma banheira junto à janela de modo a possibilitar a observação dos extensos campos, por onde pastam vacas e ovelhas, e do mar no horizonte.  Os tons azuis e amarelados refletem-se então no mar, nas dunas e prados, o espectáculo é sublime! Alugar casa em Porto Covo é uma verdadeira experiência!